Visitantes

Eu amo montanhas

Eu amo montanhas
Montanhas...

Welcome to Vinicius Montgomery Blog

Você é sempre bem-vindo. Deixe seus comentários, críticas construtivas e sugestões. Volte sempre. Muito Obrigado.



You´re always welcome. Let your comments, positive critics and suggestions. Please come back soon. Thank you very much!

Pesquisar este blog

Isaías 9.6.

Um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da eternidade, Príncipe da Paz.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Pedra do Jair ou Pedra do Juncal

A Pedra do Jair fica entre os municípios de Gonçalves e Sapucaí-Mirim no Sul de Minas Gerais. A altitude (medida por GPS) é de 1.977 m acima do nível do mar. É acessível a partir do bairro do Juncal em Sapucaí-Mirim e fica a aproximadamente 20 km do centro de Gonçalves (pela estrada de São Sebastião das Três Orelhas). Ao chegar no restaurante da Sra. Luziana (esposa do Sr. Jair - falecido) pode-se alcançar o topo da Pedra com 1 hora de caminhada morro acima. São 2 km de caminhada por uma estrada até atingir a base da montanha. Depois é preciso ter fôlego para subir pela trilha que é bastante inclinada.
O visual do topo da Pedra do Jair é impressionante. É possível avistar em dias claros a Pedra de São Domingos, a Pedra Bonita, a Pedra do Forno e a Pedra Chandrada em Gonçalves. É possível avistar a Pedra do Baú (São Bento do Sapucaí), Pico dos Dias (Brasópolis), Pico dos Marins (Piquete), Pedra Branca (Pedralva), Pico da Bandeira (Maria da Fé), Pedra de Santa Rita do Rio Manso (Itajubá) e muitos outros picos da região Sul de Minas, incluindo os picos de Monte Verde. Vale a pena conhecer esse lugar espetacular e fazer refeições no restaurante da Sr.a Luziana. Nunca esqueça de recolher o seu lixo e preservar a natureza exuberante desse lugar.





2 comentários:

Bruno disse...

Noto que itajuba não fica em desvantagem em termos de possuir um pico de apreciável altura. Não deveria o pico de santa Rita estar entre os mais altos da mantiqueira ? Ou o fato de Itajubá estar a menos de 1000 m de altitude a afasta da região genuinamente da mantiqueira aos olhos de geógrafos mais ortodoxos?

Prof. Vinícius Montgomery disse...

Bruno, não sou geógrafo e não sei te responder. Mas os pontos mais elevados de Itajubá são: Pedra do Rio Manso (aproximadamente 1.900 m de altitude), Pedra Amarela (1.750 m) e Pedra Aguda (1.570 m). Só para comparação, o Pico dos Marins tem 2.421 m. A região é muito montanhosa e eu, com certeza considero a cidade privilegiada por ter tantas montanhas, picos, rios, matas e vales.