Importante ressaltar que quando estive na Pedra da Boa Vista pela primeira vez em maio de 2012, as pessoas a chamavam de Pedra da Chita. Aliás, até hoje há uma confusão, inclusive entre moradores de bairros próximos a essas montanhas. Na verdade a Pedra da Chita fica atrás da Pedra da Boa Vista, indo na direção do estado de São Paulo. A Pedra da Chita tem altitude de 1890 m. Trata-se do ponto mais elevado do município de Piranguçu fazendo divisa com São Bento do Sapucaí (SP).
A Pedra da Boa Vista fica no município de Piranguçu (segundo ponto mais elevado do município). De lá é possível avistar várias montanhas importantes da região como a própria Pedra da Chita, a Pedra do Baú, o Pico dos Dias (Brazópolis), a Pedra Aguda (Itajubá), a Pedra Branca (Pedralva), o Pico dos Marins entre outras.
A subida na Pedra da Chita é bastante complicada. É preciso chegar no bairro de São Bernardo (próximo à Usina de São Bernardo) até uma fazenda onde se planta banana. Após passar pela última casa à esquerda do caminho, segue-se pela estrada até encontrar uma árvore grande à esquerda. Há uma bifurcação. Deve-se tomar o caminho da direita, atravessar uma ponte de madeira e subir por uma estrada à direita, atravessar o riacho e subir em direção ao bananal. No final da estrada no meio do bananal, deve-se subir pelo pasto em direção a algumas árvores muito altas. De lá em diante basta seguir por trilhas até atravessar um casa de madeira. Mais acima, há outra casa de madeira (bem pequena). Seguindo a trilha, é possível avistar o topo da Pedra da Boa Vista (à esquerda).
A trilha é bem demarcada até uma fonte de água. Daí em diante não há trilha bem definida. É preciso avançar sobre o mato (às vezes alto). O ideal é caminhar pela esquerda (parte de trás da Pedra) até atingir o topo.
Não é uma caminhada para quem não tem preparo físico. O esforço é muito grande e deve-se estar preparado para quase 3 horas de subida intensa. Mas o visual lá de cima compensa (como é possível visualizar pelas fotos abaixo).
Quase chegando no Topo
Altitude registrada no GPS (1800 m)
Visual das Montanhas de Minas Gerais
Montanhas ao redor de Piranguçu
Montanhas de Itajubá e Piranguçu e o alto do cruzeirinho
Visual da Pedra do Baú (estado de São Paulo)
Pedra da Chita bem atrás da Pedra da Boa Vista e as montanhas de Campos do Jordão
Nenhum comentário:
Postar um comentário