Visitantes

Eu amo montanhas

Eu amo montanhas
Montanhas...

Welcome to Vinicius Montgomery Blog

Você é sempre bem-vindo. Deixe seus comentários, críticas construtivas e sugestões. Volte sempre. Muito Obrigado.



You´re always welcome. Let your comments, positive critics and suggestions. Please come back soon. Thank you very much!

Pesquisar este blog

Isaías 9.6.

Um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da eternidade, Príncipe da Paz.

sábado, 16 de julho de 2016

Pedra da Boa Vista em Piranguçu (1800 m de altitude)

Nesse mês de Julho estive novamente na Pedra da Boa Vista em Piranguçu, aqui no Sul de Minas Gerias. Trata-se de uma das mais elevadas montanhas da região. Foram 2 horas e 40 minutos de subida e 2 horas de descida.

Importante ressaltar que quando estive na Pedra da Boa Vista pela primeira vez em maio de 2012, as pessoas a chamavam de Pedra da Chita. Aliás, até hoje há uma confusão, inclusive entre moradores de bairros próximos a essas montanhas. Na verdade a Pedra da Chita fica atrás da Pedra da Boa Vista, indo na direção do estado de São Paulo. A Pedra da Chita tem altitude de 1890 m. Trata-se do ponto mais elevado do município de Piranguçu fazendo divisa com São Bento do Sapucaí (SP).

A Pedra da Boa Vista fica no município de Piranguçu (segundo ponto mais elevado do município). De lá é possível avistar várias montanhas importantes da região como a própria Pedra da Chita, a Pedra do Baú, o Pico dos Dias (Brazópolis), a Pedra Aguda (Itajubá), a Pedra Branca (Pedralva), o Pico dos Marins entre outras.

A subida na Pedra da Chita é bastante complicada. É preciso chegar no bairro de São Bernardo (próximo à Usina de São Bernardo) até uma fazenda onde se planta banana. Após passar pela última casa à esquerda do caminho, segue-se pela estrada até encontrar uma árvore grande à esquerda. Há uma bifurcação. Deve-se tomar o caminho da direita, atravessar uma ponte de madeira e subir por uma estrada à direita, atravessar o riacho e subir em direção ao bananal. No final da estrada no meio do bananal, deve-se subir pelo pasto em direção a algumas árvores muito altas. De lá em diante basta seguir por trilhas até atravessar um casa de madeira. Mais acima, há outra casa de madeira (bem pequena). Seguindo a trilha, é possível avistar o topo da Pedra da Boa Vista (à esquerda).

A trilha é bem demarcada até uma fonte de água. Daí em diante não há trilha bem definida. É preciso avançar sobre o mato (às vezes alto). O ideal é caminhar pela esquerda (parte de trás da Pedra) até atingir o topo.

Não é uma caminhada para quem não tem preparo físico. O esforço é muito grande e deve-se estar preparado para quase 3 horas de subida intensa. Mas o visual lá de cima compensa (como é possível visualizar pelas fotos abaixo).

Quase chegando no Topo
 Altitude registrada no GPS (1800 m)
 Visual das Montanhas de Minas Gerais
 Montanhas ao redor de Piranguçu
 Montanhas de Itajubá e Piranguçu e o alto do cruzeirinho
 Visual da Pedra do Baú (estado de São Paulo)
 Pedra da Chita bem atrás da Pedra da Boa Vista e as montanhas de Campos do Jordão

Nenhum comentário: