Visitantes

Eu amo montanhas

Eu amo montanhas
Montanhas...

Welcome to Vinicius Montgomery Blog

Você é sempre bem-vindo. Deixe seus comentários, críticas construtivas e sugestões. Volte sempre. Muito Obrigado.



You´re always welcome. Let your comments, positive critics and suggestions. Please come back soon. Thank you very much!

Pesquisar este blog

Isaías 9.6.

Um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da eternidade, Príncipe da Paz.

domingo, 19 de julho de 2015

Um passeio espetacular entre Itajubá e Virgínia no Sul de Minas Gerais

Esse post vai trazer para o leitor um pouco da experiência fascinante de serpentear pelas estradas que cortam a Serra da Mantiqueira no extremo Sul de Minas Gerais.
No sábado, dia 18/07/2015, saímos de Itajubá às 14:30h em direção à cidade de Virgínia-MG. Só que o trajeto não foi pela estrada asfaltada que passa por São Lourenço (nesse caso, Itajubá fica a 140 km de Virgínia), mas sim pelas estradas rurais.

Saindo de Itajubá em direção a Maria da Fé, a 10 km de Itajubá, no bairro do Ano Bom, toma-se a estrada paralela ao Rio Lourenço Velho. 10 km adiante, chega-se ao bairro do Rio Manso (20 km de Itajubá), após ter passado pela Usina Hidrelétrica Luiz Dias. No bairro do Rio Manso fica localizada a Pedra do Rio Manso (ponto mais elevado do município de Itajubá, com aproximadamente 1.900 m de altitude).

9 km após o Rio Manso, subindo o rio Lourenço Velho, chega-se à Barra, logo após passar pela divisa entre Itajubá e Delfim Moreira. Na Barra (29 km de Itajubá) há três estradas rurais. Uma delas vai ao bairro do Rio Claro (Delfim Moreira), outra atravessa o rio em direção a Pintos Negreiros (Maria da Fé) e Dom Viçoso. Seguindo em frente, subindo o rio Lourenço Velho, encontra-se uma cachoeira (foto abaixo) maravilhosa 2 km após a Barra.

Dessa vez, ao invés de seguir para o Mogiano (Delfim Moreira), atravessamos o rio Lourenço Velho e começamos a subir em direção a Virgínia. Passamos no bairro Correa e alguns quilômetros adiante chega-se ao ponto mais elevado da estrada (aproximadamente 1.400 m) de onde se avista a cidade de Virgínia.

Às 16:30h (2 horas depois da saída), chegamos a Virgínia (55 km de Itajubá). Apesar da poeira e das pedras no caminho, essa viagem é espetacular. A vista é espetacular (rio, mata, cachoeira, montanhas altíssimas e vales) e menos da metade da distância da estrada asfaltada (por São Lourenço).

É importante ressaltar que há mais de uma estrada rural entre Itajubá e Virgínia. Seguindo o rio Lourenço Velho, há o bairro Mogiano de onde parte uma estrada para outros bairros como Marques e Morangal de onde é possível chegar a Virgínia. Sem contar que Marmelópolis está bem próximo (rio acima), de onde também é possível chegar a Virgínia.


3 comentários:

Paulo Brandão disse...

Olá Vinicius, muito legal o seu relato. Fiz ontem o caminho inverso. Na verdade saí de Visconde de Mauá com destino a Itajubá, passando por Mirantão, Santo Antônio do Rio Grande, Itamonte, Virginia e Itajubá. Um passeio inesquecível, 170 km de trilhas e estradas alternativas. Agora fico em Itajubá por uma semana e nesse período devo descobrir / relembrar alguns pontos e estradas alternativas. Já rodei muito por aqui!
Parabéns pelo Blog e pela riqueza de detalhes nos relatos.
Não sei se você viaja registrando suas trilhas em gps, mas caso o faça, fica a sugestão de compartilhar os arquivos gpx.
Grande Abraço,
Paulo Brandão

Paulo Brandão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Prof. Vinícius Montgomery disse...

Ok Paulo.
Obrigado pela sugestão. Sim, faço sim o registro das trilhas em gps.