Esse post vai contar um pouco das estradas rurais entre Itajubá e Virgínia. A viagem dessa vez foi pela Água Limpa (na ida) e pelos Pintos Negreiros (na volta).
Saindo de Itajubá fomos por asfalto até a Água Limpa (Delfim Moreira). Ali já pegamos a estrada de terra, pela qual seguimos até a Barra. A situação da estrada me surpreendeu negativamente. Muitos buracos e pedras em todo o percurso até a Barra (nota zero para a manutenção da estrada). A saída de Itajubá foi às 13h. 35 minutos depois, estávamos no Biguá (terra do Padre Léo). São 20 km de Itajubá ao Biguá, sendo aproximadamente 5 km de terra (da Água Limpa ao Biguá). Do Biguá a estrada sobe para o Salto, desce no Taquaral e segue rumo ao Rio Claro e depois desce na Barra. Da Barra passamos pela Cachoeira e alguns quilômetros depois atravessamos o Rio Lourenço Velho. Seguimos a margem direita do Rio até o Trevo que sobe para o bairro Correias (14 km depois do Biguá). Já no município de Virgínia, a estrada estava em outro nível. Muito bem conservada, sem buracos e sem pedras até o destino final. 10 km estrada acima e chegamos no bairro Correias. O visual é espetacular. A Pedra do Rio Manso é vista de frente ao longe. A estrada passa por dentre uma floresta de Eucaliptos e Araucárias e sai no alto da Serra (5 km do bairro Correias - Delfim Moreira), quando começa a descida para Virgínia. 10 quilômetros depois, descendo a serra, já estávamos no bairro do Sertãozinho (a 5 km do município de Virgínia).
Itajubá-Água Limpa: 15 km.
Itajubá-Biguá: 20 km.
Itajubá-Correias: 44 km.
Itajubá-Alto da Serra de Virgínia: 49 km.
Itajubá-Sertãozinho: 59 km.
Itajubá-Virgínia: 64 km.
Tempo total da viagem: 2 horas, com algumas poucas paradas.
Trevo para Bairro Correias (margem direita do Rio Lourenço Velho).
Igreja do Bairro São Francisco - Virgínia
Igreja do Bairro Posses - Maria da Fé
Visual da Serra, próximo ao Portal da Serra - Maria da Fé
Chegando nos Pintos Negreiros
Visual do Pico do Itaguaré (alto da Serra, entre Pintos Negreiros e a Mata)
Subida da Serra de Virgínia
Trevo para o Bairro São Francisco
Na volta, o caminho foi diferente. Nesse caminho a estrada é boa em quase toda sua extensão, apesar de mais subidas e descidas. Saída do Sertãozinho às 13h44.
10 km serra acima, já estávamos no alto da Serra de Virgínia, dobrando para o lado de Delfim Moreira. Mais 2 quilômetros de descida e chegamos no trevo de descida para o bairro São Francisco (município de Virgínia). 2 km descendo a serra e chegamos ao bairro. 7 quilômetros abaixo e chegamos aos Pintos Negreiros (município de Maria da Fé). Uma subida de paisagens deslumbrante rumo à Maria da Fé. 5 quilômetros de subida e já estávamos no alto da serra, com visão privilegiada do Pico dos Marins/Marinzinho e Itaguaré. Dois quilômetros abaixo, chegamos à Mata de Cima e depois mais 4 km e chegamos na Mata. Mais 5 km e chegamos nas Posses. 4 km depois e chegamos no trevo no Portal da Serra em Maria da Fé. De volta a Itajubá 20 km abaixo, com 2 horas de viagem.
Sertãozinho - alto da Serra (Virgínia): 10 km.
Sertãozinho - Trevo São Francisco: 12 km.
Sertãozinho - São Francisco: 14 km.
Sertãozinho - Pintos Negreiros: 21 km.
Sertãozinho - alto da Serra (Pintos Negreiros/Maria da Fé): 26 km.
Sertãozinho - Mata de Cima: 28 km.
Sertãozinho - Mata: 32 km.
Sertãozinho - Posses: 37 km.
Sertãozinho - Trevo Portal da Serra: 41 km.
Sertãozinho - Itajubá: 61 km.
Virgínia - Itajubá: 66 km.