Nesse post vim comentar a aventura de subir ao Pico do Selado (2083 m de altitude), na divisa entre as cidades de Monte Verde (Camanducaia)-MG e São José dos Campos-SP. A partir do estacionamento (valor de R$ 10 por veículo) no final da Avenida das Montanhas em Monte Verde (não sei explicar porquê, mas praticamente todas as ruas do local são de terra, com muita poeira, buraco e pedras) gastam-se aproximadamente 2 horas até o Pico do Selado. A partir do estacionamento são 40 minutos em uma trilha muito bem definida (com algumas subidas um pouco mais fortes) até a Pedra Chapéu do Bispo. Daí em diante, mais 15 minutos até o Platô, de onde é possível avistar a cidade de São José dos Campos e as montanhas mineiras e o Vale do Paraíba paulista. Do Platô, a trilha segue pela crista da serra (sem subidas) até próximo do Selado, onde começa algumas subidas. São 4 km de caminhada (8 km ida e volta), com um desnível de aproximadamente 430 m.
É preciso ter cuidado para não se perder na trilha de volta, pois, no Platô, há trilhas que descem na Rua Mantiqueira. Para não perder a trilha, o ideal é caminhar nas trilhas pela direita, nunca pela esquerda. Outra dica é que existem marcações (tocos) em vermelho na trilha.
O visual do Pico do Selado é fantástico. Em direção ao Sul, avistam-se as montanhas de Extrema-MG. Em direção a Leste está São José dos Campos e as ondulações montanhosas do Vale do Paraíba. Na direção oeste estão as montanhas mineiras. Na direção norte estão as montanhas mais relevantes. Bem próximo estão a Pedra do Chapéu do Bispo, Platô, Pedra Redonda e Pedra Partida (todas em Monte Verde). Um pouco mais distantes estão o Pico do Campestre (Pedra Bonita) na divisa entre Gonçalves e Sapucaí Mirim e a Pedra do Jair (ou do Juncal) em Sapucaí Mirim. Mais à esquerda está a Pedra de São Domingos em Córrego do Bom Jesus. Mais distante, se avistam as montanhas de Gonçalves e a Pedra do Baú em São Bento do Sapucaí.
De Itajubá a Monte Verde passando por Paraisópolis e Consolação são aproximadamente 155 km (entre Consolação e Cambuí são 18 km em estrada de terra). Na volta, pela Fernão Dias, foram 165 km até Itajubá.
Monte Verde é um local muito agradável para curtir as montanhas e o ar puro, mas infelizmente a infraestrutura deixa a desejar. A alimentação é bem cara e as ruas de terra com muita poeira e pedra. Apesar disso, as pousadas e hotéis são bastante aconchegantes.
Seguem algumas fotos.
Topo do Selado e montanhas de Extrema ao longe.
Pedras logo abaixo do Pico do Selado.
Bromélias no topo.
Cume do Pico do Selado (2.083 m de altitude).
Pico do Campestre (montanha azul à esquerda).
São José dos Campos, vista do Platô.
Pedra Partida vista do Hotel Pião Mineiro.
Lado oeste e as montanhas mineiras vista do Platô.
Pedra de São Domingos.
Bandeira de Minas Gerais e Monte Verde lá em baixo.
Visual norte do Pico do Selado.